Novo/a no Ateísmo-PT? Começa por aqui.

FAQ: “Porque é que odeias Deus?”

Deixa-me responder com uma pergunta semelhante: Porque é que odeias Thor?1

Não odeias, pois não? Estás ciente de que Thor não existe, e é absurdo “odiar” algo que não é real.

Bem, para um ateu, é exactamente a mesma coisa. O teu deus, tanto quanto sabemos, é tão inexistente como Thor. É tão real como Thor. E ateus — da mesma forma que tu, aposto — não “odeiam” seres que acreditam ser fictícios.

Se por vezes notas raiva em ateus como eu, ela é provavelmente dirigida a certos crentes em particular, e aos seus actos, porque acreditamos que esses actos estão a prejudicar a humanidade em geral, a criar ou aumentar o sofrimento de inocentes, e a perpetuar uma ideia em relação ao mundo em que vivemos que simplesmente está errada. Não é dirigida a “Deus”. Não é preciso existir um deus para que os crentes (como os Cristãos, mas não apenas eles) sejam reais. E os seus actos também. E esses actos podem, em certos casos, revoltar-nos.

Da mesma forma, ateus não são “satânicos”: para nós, Satanás (Satã para os brasileiros) é tão fictício como qualquer divindade.

(Nota: por favor, restringe quaisquer comentário que faças à pergunta e resposta anteriores, e não a outros assuntos, como a existência ou não-existência de Deus. Obrigado.)

  1. sim, devia ter linkado para este, mas, ei, sou fã da Marvel 🙂 []

Etiquetas: , ,

Comentar


Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.5 Portugal
This work by Dehumanizer is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.5 Portugal.