Novo/a no Ateísmo-PT? Começa por aqui.

Super-Homem, um humanista?

Superman the humanist

(via Pharyngula)

Etiquetas: , ,

4 Comentários a “Super-Homem, um humanista?”

  1. littlewanton diz:

    Fantástico Petey, não sei onde vais buscar este tipo de coisas….I’m so happy to know you…you make me look good lol and smart LMAO

  2. O que acho interessante aqui é isto: se o autor desta BD quisesse pôr o Super-Homem a ser crente, tê-lo-ia feito; nos EUA, ao contrário da Europa, ninguém tem “vergonha” de se assumir como crente, muito pelo contrário.

    Podemos agora pensar: sim, mas se ele se tivesse declarado como pertencendo a uma religião específica, estaria a excluir todas as outras. É verdade, daí ser relativamente impensável ver um Super-Homem Católico ou Metodista.

    Mesmo assim, podiam — e isso é relativamente comum, em muitas histórias que já li, de outros personagens — pôr o SH a acreditar num deus mais genérico, usando um de dois argumentos: 1) o argumento da ignorância (“como é que tudo isto existe? Deus!”), e 2) o argumento das consequências (“tem de existir algo mais”). Mesmo na Marvel já vi vários personagens — incluindo cientistas — usar estes argumentos tão falaciosos.

    Para não o fazerem, é porque o autor da BD em questão tem quase de certeza de ser um ateu. 🙂 Isto porque não poderiam, é claro, ofender 75% do público pondo na boca do SH uma posição relamente ateísta (como “já vi muito do universo, e não vi qualquer evidência da existência de um deus ou deuses”); sendo assim, pô-lo a dizer o que ele diz ali já é bem bom — é o melhor que se pode esperar enquanto existir tanta ignorância, tanto preconceito, e tanta irracionalidade e superstição entre o público alvo.

Comentar


Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.5 Portugal
This work by Dehumanizer is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.5 Portugal.